Notícias

image
TEMPO DE PROTROMBINA / IRN

TEMPO DE PROTROMBINA / IRN

O “Tempo de Protrombina / INR” é uma análise efectuada no sangue que avalia a capacidade que o mesmo tem para coagular. Conjuntamente com o APTT (Tempo de Tromboplastina Parcial Activado) e com a contagem de plaquetas (que faz parte integrante do hemograma) é utilizada como rotina para avaliação da capacidade do nosso organismo estancar potenciais hemorragias, nomeadamente nos pré-operatórios.

No entanto, na maior parte das vezes, o “Tempo de Protrombina / INR” é utilizado em doentes que tomam anticoagulantes orais, como a Varfarina, tendo como objetivo avaliar o efeito dos medicamentos e permitir adequar as suas doses.

Dado que o Tempo de Protrombina, mesmo quando é medida a percentagem da sua atividade em relação a indivíduos que não tomam anticoagulantes nem têm patologias que interferem na coagulação, varia com os reagentes e as técnicas utilizadas em cada laboratório, deve utilizar-se um valor que seja comparável entre laboratórios. A esse valor, obtido a partir do tempo de protrombina com recurso a cálculos matemáticos, dá-se o nome de INR (Relação Internacional Normalizada).

O INR é comparável de laboratório para laboratório e, mesmo quando o médico apenas pede na requisição “Tempo de Protrombina”, o laboratório deve fornecer também o valor do INR, que é o que verdadeiramente interessa para a prática clínica. Se o valor do INR for menor quer dizer que o sangue coagula mais rapidamente e se for maior significa que o sangue coagula mais lentamente.

A importância de se determinar o “Tempo de Protrombina / INR” com periocidade relativamente curta (por vezes, semanal) nos doentes medicados com varfarina é que há uma grande variabilidade individual dos doentes na resposta a determinadas doses do anticoagulante. Por outras palavras, cada doente reage de forma diferente aos anticoagulantes orais e, portanto, deverá ser realizada uma medição periódica e frequente para, através do INR, “medir” a velocidade com que o sangue coagula, o que permite ao médico acertar a dose de anticoagulante oral adequada. E é preciso notar que é importante manter o equilíbrio entre a prevenção dos episódios trombo-embólicos (tromboses e embolias), patologias que tentamos prevenir nomeadamente com o uso de varfarina e o risco de hemorragias se a dose de anticoagulante for excessiva em determinado doente e determinado momento.

Valores de referência

O valor de referência do tempo de protrombina numa pessoa saudável varia geralmente entre entre 10 e 14 segundos (dependendo da técnica e do reagente utilizado). Já no caso do INR, o valor de referência (comparável entre laboratórios varia entre 0,90 e 1,10. No caso de doentes anticoagulados, regra geral os valores variam entre entre 2,00 e 3,50, sendo o médico que caso a caso decide o intervalo mais conveniente.

Saiba mais AQUI



4 de Janeiro 2023