Notícias

image
TESTES DE ANTICORPOS

TESTES DE ANTICORPOS

COMO É FEITA A MEDIÇÃO DA IMUNIDADE À COVID-19?

A imunidade à COVID-19, seja ela resultante de infeção ou vacinação, pode ser avaliada através da medição dos níveis de anticorpos antivírus no plasma sanguíneo. Os anticorpos normalmente são detetáveis no sangue cerca de uma semana após a recuperação. Os anticorpos específicos dos vírus são considerados “correlatos de proteção”, ou seja, sinais mensuráveis de que uma pessoa está imune à doença, neste caso a COVID-19.

QUESTÕES QUE LHE PODERÃO OCORRER.
Se já tive COVID-19 e recuperei, ainda tenho de tomar uma vacina contra a COVID-19?

Sim, deverá ser vacinado, independentemente de já ter tido ou não COVID-19. Isto porque os especialistas ainda não sabem por quanto tempo se está protegido contra uma nova infeção após ter recuperado da COVID-19. Mesmo que já tenha recuperado da COVID-19, é possível, embora raro, que possa ser novamente infetado pelo vírus que provoca a COVID-19.

Como é que se pode saber se o organismo respondeu positivamente à vacina e desenvolveu uma resposta imunitária de modo a atingir o limiar de proteção contra a COVID-19?

A medição dos níveis de anticorpos com um teste quantitativo entre a população vacinada poderá ser uma forma de determinar os níveis de anticorpos durante um determinado período, com vista a verificar se existe uma tendência decrescente dos níveis de anticorpos. para investigar a resposta à vacina, é necessário usar um teste de anticorpos quantitativo e, preferencialmente, um teste de anticorpos contra a proteína spike, dado que a maioria das vacinas de vanguarda consiste apenas na proteína spike.

O que é o teste quantitativo de anticorpos contra o SARS-CoV-2?

Um teste quantitativo de anticorpos contra o SARS-CoV-2 é um teste serológico que mede o nível de anticorpos induzido pela vacina contra o vírus SARS-CoV-2.

A realização de um teste quantitativo de anticorpos antes, durante ou após as doses da vacina afeta a eficácia da vacinação?

A realização dos testes não irá afetar a eficácia da vacinação, no entanto, irá permitir-lhe compreender o seu estado imunitário antes e/ou depois da toma das vacinas.



3 de Janeiro 2022