Intolerância Alimentar

Intolerância Alimentar

Sabe como é que o seu organismo aceita os alimentos que ingere?

A resposta poderá ser dada por testes dirigidos para os alimentos que consumimos com maior frequência, que lhe permitem saber quais os alimentos que o seu organismo tolera melhor, razoavelmente e pior.

O QUE É A INTOLERÂNCIA ALIMENTAR?

O diagnóstico laboratorial de Intolerância Alimentar consiste na deteção de níveis anormais de anticorpos do tipo IgG4 dirigidos contra as proteínas dos alimentos. Após o contacto com as proteínas presentes em certos alimentos, o indivíduo predisposto à intolerância vai desenvolvendo progressivamente um estado de sensibilização às mesmas.

A partir desse momento, em novos contactos, esse indivíduo poderá apresentar manifestações clínicas de intolerância devido à sensibilização imunológica.

  • PRINCIPAIS PATOLOGIAS/MANIFESTAÇÕES ASSOCIADAS A INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
  • Excesso de peso
  • Distúrbios do sistema gastro-intestinal (obstipação, diarreia, náuseas, cólicas, dor abdominal, síndrome do cólon irritável e síndromes de mal- absorção)
  • Manifestações cutâneas (dermatite, eczema, urticária, acne, celulite, rosácea)
  • Distúrbios psicológicos e psicosomáticos (ansiedade, depressão, fadiga, cansaço fácil e fibromialgia)
  • Distúrbios neurológicos (enxaquecas, enjoos)

COMO SE FAZ O TESTE DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR

Este teste é feito através de um simples exame de sangue, onde se identificam quais são os alimentos que provocam a intolerância (57 alimentos).

Os alimentos testados serão classificados como:

  • Proibidos (alimentos sujeitos a aconselhamento do nutricionista)
  • Pouco aconselháveis (estes alimentos devem ser ingeridos apenas 1 a 2 vezes por semana, fazendo rotação entre eles)
  • Permitidos (estes alimentos podem ser ingeridos sem qualquer limitação).

Se após a realização do teste de intolerância alimentar a alimentação obedecer às regras acima referidas, será promovido o bem estar do doente, com melhoria dos sintomas e sinais de intolerância.

TESTES DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR E EXCESSO DE PESO

Estes testes fornecem dados muito importantes para uma alimentação saudável, em que os alimentos permitidos sem restrições são completamente digeridos, não sendo armazenados sob a forma de gordura.

Por isso, este teste pode ser muito útil em indivíduos com excesso de peso.

O conhecimento de como o seu corpo assimila os alimentos que ingere, aliado aos conselhos sobre alimentação que um nutricionista lhe pode proporcionar, irá fornecer-lhe a possibilidade de praticar uma dieta equilibrada e adequada às necessidades do seu corpo, para que se sinta sempre saudável e pleno de energia.

Consulte-nos e fique a saber como os nossos nutricionistas o podem ajudar a lidar com intolerâncias alimentares e a viver um estilo de vida saudável, através dos alimentos que ingere.